Exercícios de Botânica - Histologia Vegetal II


1. (PUC-SP) Um casal de namorados, com auxílio de um canivete, faz a inscrição de seus nomes ao redor do tronco de uma árvore. Passados seis meses, o casal se separa. O rapaz vai até a árvore e retira um anel da casca, circundando o tronco na região que continha a inscrição. Após algum tempo, o casal se reconcilia e volta à árvore para refazer a prova de amor, mas, para sua surpresa, encontram-na morta, porque o anel de casca que foi retirado continha:
a) Além da periderme, o floema.
b) Além da periderme, o xilema.
c) Apenas o floema.
d) Apenas o xilema.
e) O xilema e o floema.

2. Em um experimento, um pesquisador retira um anel da casca de um ramo, como pode ser visto na figura a seguir. A área operada é protegida com lanolina para evitar ressecamento local. Após alguns dias, ao ser comparado com o controle (um ramo intacto), verifica-se que a relação peso/área das folhas do ramo experimental é:


a) maior, devido ao acúmulo de matéria orgânica.
b) maior, devido ao acúmulo de água nos tecidos foliares.
c) menor, devido à desidratação dos tecidos foliares.
d) menor, devido ao consumo de amido pelos tecidos foliares.
e) maior, devido ao acúmulo de sais minerais nos tecidos foliares.

3. (UFV) Considere os seguintes tecidos vegetais:
I. Parênquima clorofiliano
II. Aerênquima
III. Esclerênquima
IV. Colênquima
É correto afirmar que:
a) III e IV são tecidos de sustentação que apresentam células com paredes espessas, sendo que o tecido III é constituído por células mortas.
b) I e III são tecidos ricos em cloroplastos, responsáveis pela fotossíntese nas folhas e outros órgãos verdes das plantas.
c) II é um tecido que predomina em certos órgãos suculentos, tuberosos e capazes de armazenar água.
d) As células do tecido III são alongadas, com reforços nas paredes, e estão localizados em órgãos de crescimento.
e) As células do tecido IV podem ser grandes, com paredes lignificadas que se tornam rígidas e impermeáveis.

4. (UNICAMP) Devido ao calor e à seca no verão de 2011 na França, um carvalho que havia sido plantado em 1681 morreu e teve que ser cortado, restando apenas parte do seu tronco de 5,5 mede circunferência. Se não houvesse registros da data do seu plantio, a idade da árvore poderia ser estimada pelo número de anéis de crescimento presentes no tronco. Os anéis de crescimento são encontrados em dicotiledôneas e não em monocotiledôneas devido à:
a) Atividade do felogênio e porque as monocotiledôneas não têm crescimento secundário.
b) Variação na atividade do câmbio e porque as monocotiledôneas não formam câmbio.
c) Variação na atividade do câmbio e porque as monocotiledôneas não espessam o tronco.
d) Atividade do súber e porque as monocotiledôneas não formam câmbio.

5. (UEPB) Assim como os animais, os vegetais apresentam diversos tipos de tecidos em sua constituição. Entre os tecidos vegetais verificam-se os meristemas, primário e secundário, com células pouco diferenciadas e alto poder proliferativo, promovendo o crescimento das plantas. Tomando como base o meristema secundário, analise a figura abaixo e classifique as legendas, quanto a sua nomenclatura e sua função:


a) A – Súber, tecido morto, reveste raízes e caules; B – Felogênio, tecido vivo com poder proliferativo; C – Feloderme, parte da periderme constituída por camada(s) de células originadas por divisão das células do felogênio; D – Câmbio, principal responsável pelo crescimento da planta.
b) A – Súber, tecido morto, reveste apenas caules; B – Felogênio, tecido vivo de constituição; C – Feloderme, tecido originado do suber; D – Câmbio, principal responsável pelo crescimento da planta.
c) A – Súber, tecido morto, reveste apenas raízes; B – Felogênio, tecido vivo com poder proliferativo; C – Feloderme, tecido originado da periderme; D – Câmbio, principal responsável pelo crescimento da planta, pois forma o vaso lenhoso.
d) A – Súber, tecido vivo, reveste raízes e caules; B – Felogênio, tecido vivo com poder de substituição; C – Feloderme, parte da periderme originada por divisão das células do câmbio; D – Câmbio, principal responsável pelo crescimento da planta, pois forma o vaso lenhoso e o vaso liberiano.
e) A – Súber, tecido vivo, reveste raízes e caules; B – Felogênio, tecido vivo com poder proliferativo; C – Feloderme, parte da periderme originada por divisão das células do câmbio; D – Câmbio, principal responsável pelo crescimento da planta, pois forma apenas o vaso liberiano.

Discursivos
6. Em um experimento, foram retirados 2 cm da região cortical da extremidade de dois ramos lenhosos de uma mesma planta, deixando expostas as partes medulares. A extremidade de cada um dos ramos foi coberta com pasta de vedar de maneiras diferentes e, em seguida, cada ramo foi mergulhado em um frasco com água. As ilustrações abaixo destacam como foram vedadas as extremidades desses ramos.



a) Nomeie o tecido de condução em contato direto com a água no ramo 1 e identifique uma das características desse tecido.
b) Indique o ramo cujas folhas apresentarão, primeiro, sinais de desidratação, e explique por que isto ocorre.

7. Recentemente, os jornais e a revista científica internacional "Nature" publicaram com destaque um grande feito de um grupo de cientistas brasileiros, que identificou o genoma de uma bactéria, Xylella fastidiosa, que causa uma doença nas laranjeiras, conhecida como amarelinho. O xilema das plantas produtoras de laranja é parcialmente bloqueado, reduzindo a produção, pois a maioria das frutas não se desenvolve.
a) Explique o que é genoma e indique uma possível conseqüência econômica dos resultados desta pesquisa.
b) Se o xilema é bloqueado, quais as principais deficiências que a planta sofre? Justifique.

8. (UFRN) As folhas de mandioca apresentam taxas metabólicas relativamente elevadas sob ótimas condições ambientais. Isso permite que ocorra acumulação de carboidratos em suas raízes, já que estas são do tipo tuberosas, atuando como órgão especial de reserva. O gráfico abaixo mostra o desenvolvimento da parte aérea e a acumulação do amido nas raízes da mandioca.


Com base no gráfico,
a) explicite o que ocorreu com a planta nos três primeiros meses. Justifique.

GABARITO
1. A
2. A
3. A
4. B
5. A
6. a) Floema. Uma dentre as características: é formado por células crivadas; é composto por células vivas na maturidade; é o tecido de condução dos açúcares formados pela fotossíntese.
b) Ramo 1.
Esse ramo teve seu xilema totalmente bloqueado. Como este tecido é responsável pela condução de água em direção às folhas, elas murcharão primeiro.
7. a) Genoma é o material genético de qualquer organismo, representado pela sequência de bases nitrogenadas do DNA. O conhecimento do genoma da Xylella fastidiosa permitirá a identificação de genes causadores da doença, bem como o seu mecanismo de ação na parasitose. O efeito nocivo da bactéria poderá ser eliminado, melhorando a produção agrícola.
b) O bloqueio do xilema impede a ascensão da seiva bruta, constituída por água e sais minerais, absorvida do solo pelas raízes. Com isso, reduz-se a produção de alimento por fotossíntese.
8. Nos três primeiros meses, a planta estava em fase de crescimento. Nesse período, a glicose produzida pela fotossíntese estava sendo utilizada, quase totalmente, para o desenvolvimento da parte aérea da planta, razão pela qual houve pouco acúmulo de amido nas raízes.



0 comentários:

Postar um comentário