Exercícios de Botânica - Crescimento - Os Hormônios Vegetais

 
1. (UFPR) Desenvolvendo a parte experimental de sua pesquisa, um biólogo estudou a floração de diversas espécies, dentre elas o crisântemo (Planta de Dia Curto – PDC) e a cevada (Planta de Dia Longo – PDL). Após submeter as plantas a diferentes intervalos de exposição à luz, o pesquisador obteve as seguintes respostas:


01) A absorção de água e sais minerais do solo se efetua por meio de pêlos absorventes da raiz.
02) Os estômatos, através do seu mecanismo de abertura e fechamento, têm papel importante no transporte da seiva bruta.
04) Gás carbônico, água, energia luminosa e clorofila são imprescindíveis para que haja fotossíntese.
08) As auxinas, que são fitormônios, têm papel importante no mecanismo de crescimento dos vegetais.
16) O gás etileno tem papel importante no processo de amadurecimento dos frutos.
32) A germinação das sementes depende de vários fatores externos, como umidade, temperatura e oxigênio.

2. (UEPG) Sobre o crescimento e o desenvolvimento das plantas:
01) A giberelina inibe o crescimento do caule e das folhas.
02) A auxina estimula o crescimento de raízes e caules.
04) O ácido abscísico estimula o crescimento da planta como um todo.
08) A citocinina estimula a divisão e o crescimento celular.
16) O etileno promove o amadurecimento dos frutos.

3. (UFF) Dividiu-se um cacho de bananas verdes em duas partes: a primeira foi colocada em um saco pouco arejado e a segunda foi exposta ao ar.
Após alguns dias, verificou-se que as frutas colocadas no saco amadureceram mais rapidamente. Isto se deu em conseqüência:
a) da diminuição da pressão parcial de O2 que estimula a liberação de auxinas;
b) do aumento da pressão parcial de CO2 que estimula a liberação de giberelinas;
c) da liberação de um hormônio de natureza gasosa;
d) da liberação de ácido abscísico, hormônio de natureza protéica;
e) da diminuição da ação das auxinas que são ativadas pela luz.

4. (UEL - PR) "Nos vegetais superiores, a regulação do metabolismo, o crescimento e a morfogênese muitas vezes dependem de sinais químicos de uma parte da planta para outra, conhecidos como hormônios, os quais interagem com proteínas específicas, denominadas receptoras. (TAIZ, L.; ZEIGER, E. "Fisiologia vegetal". 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre hormônios vegetais, relacione as colunas.
1) Auxina
2) Giberelina
3) Citocinina
4) Etileno
a) afeta o crescimento e a diferenciação das raízes; estimula a divisão e o crescimento celular; estimula a germinação e a floração; retarda o envelhecimento.
b) promove o amadurecimento dos frutos; antagoniza ou reduz os efeitos da auxina; promove ou inibe, dependendo da espécie, o crescimento e o desenvolvimento de raízes, folhas e flores.
c) estimula o alongamento de caule e raiz; atua no fototropismo, no geotropismo, na dominância apical e no desenvolvimento dos frutos.
d) promove a germinação de sementes e brotos; estimula a elongação do caule, o crescimento das folhas, a floração e o desenvolvimento de frutos.
Assinale a alternativa que contém todas as relações corretas.
a) 1-a, 2-b, 3-c, 4-d.
b) 1-b, 2-a, 3-d, 4-c.
c) 1-c, 2-d, 3-a, 4-b.
d) 1-d, 2-c, 3-b, 4-a.
e) 1-c, 2-a, 3-d, 4-b.

5. É comum ouvir frases rotineiras relacionadas ao desenvolvimento vegetal e a maturação dos frutos. Analise as frases a seguir e indique a única situação em que a justificativa não se relaciona à prática popular.
a) “Plantas que crescem rápido demais não são boas.” Essa frase se explica pela ação excessiva do hormônio giberelina, que atua no alongamento celular.
b) “Não deixe um fruto podre perto de outros, pois os outros irão apodrecer também.” Essa prática indica a ação do etileno, liberado pelo fruto maduro, que induzirá a maturação dos frutos próximos.
c) “Não coma uva sem sementes, pois esses frutos não são naturais e fazem mal à saúde.” Essa expressão não possui fundamento, pois frutos partenocárpicos (desenvolvidos sem que ocorra a fecundação) podem ser cultivados com o uso de fitormônios como as giberelinas.
d) “Para que a planta cresça bem é preciso ser podada regularmente”. O corte induz a planta a produzir o ácido abscísico, importante regulador do crescimento das gemas laterais e apical.
e) “A semente só germina no tempo certo”. A semente precisa encontrar as condições ideais para que possa germinar, assim pode ocorrer o controle hormonal ou a necessidade de agentes externos (como aquecimento ou ingestão por animais) para que o embrião da planta seja ativado.

6. Analise a seguir, as experiências de Charles e seu filho, Francis Darwin (1881) a respeito do fotoropismo. Os dois cientistas trabalharam com plântulas obtidas após a germinação de sementes de gramíneas como aveia, trigo e cevada. Com isso, estudaram os movimentos das plantas em direção à luz, quando eram iluminadas unilateralmente.
Com base nos experimentos, como você interpreta os cinco resultados obtidos?
1.
2.
3.
4.
5.

7. Um dos componentes mais importantes na fabricação da cerveja é o malte. Essa substância é produzida durante o processo de germinação das sementes de cevada (Hordeum distichum), um cereal de porte herbáceo (monocotiledônea), que atinge entre 60 e 110 cm. De acordo com o exposto, responda.
a) Que hormônio vegetal pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte? Justifique.
b) Para atingir o tamanho mencionado, que hormônios possibilitam as divisões celulares e o alongamento das células, respectivamente?

c) As auxinas estimulam o crescimento secundário da cevada? Justifique.

8. (UFC - CE) A figura a seguir mostra os resultados de um experimento que compara o crescimento do caule (A) e das raízes (B) de plantinhas de milho normais (tipo selvagem) e mutantes (que não produzem ácido abscísico – ABA), transplantadas para dois tipos de substratos. Um grupo, formado pelos dois tipos de planta, foi colocado em substrato sob condições de suprimento hídrico ideal (SH), e outro grupo, também contendo os dois tipos de planta, foi colocado em substrato sob condições de déficit hídrico (DH).


Com base na análise dos gráficos acima, responda o que se pede a seguir.
a) Qual o efeito do ABA no crescimento do caule e da raiz, sob condições de déficit hídrico?

b) A mudança no crescimento da planta sob condição de déficit hídrico, induzida pelo ABA, sugere alterações em dois processos fisiológicos, envolvidos no balanço hídrico da planta. Que alterações são essas?

GABARITO

1.            63 (01, 02, 04, 08, 16, 32)
2.            26 (02, 08, 16)
3.            C
4.            C
5.            D
6.            1. Distribuição maior de auxina do lado sombreado; 2. Região apical removida, não havendo fototropismo; 3. Região apical não recebe iluminação; 4. Região apical recebe iluminação, ocorrendo a curvatura; 5. Mostra que o ápice determina o crescimento unilateral.
7. a) O hormônio giberelina, pois provoca a quebra da dormência da semente.
b) O hormônio citocinina (divisão celular) e auxina (elongação celular). 
c) Não, pois a cavada é uma planta monocotiledônea e de porte herbáceo. Por isso, não apresenta meristemas secundários.
8. a) No caule: inibe o crescimento; na raiz: estimula o crescimento.
b) Diminuição da transpiração e aumento da área de absorção de água do solo.


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