Raça humana é única

A raça humana é única

Segunda-feira, 28 de Abril de 2008 - 65 Visualizações
Dentro das diversas espécies de seres vivos que habitam a Terra, existem variações genéticas denominadas raças. No caso da espécie humana não percebe-se a existência de divisões nítidas entre os diferentes grupos sociais, mas pequenas diferenças na estatura, massa dos corpos, pigmentação da pele, formato dos lábios, etc. Essas variações indicam que ocorre um fluxo gênico entre os grupos aparentemente separados geograficamente e que formam as populações humanas.

O problema é que em algumas ocasiões, o termo raça é utilizado na espécie humana para identificar um grupo cultural ou étnico-lingüístico, sem nenhuma referência biológica. Os estudos científicos nos mostram que a variabilidade genética da espécie humana é muito pequena, não sendo possível a existência de raças diferentes, como ocorre com outros animais muito mais antigos. Por isso, o conceito social de raça pode provocar discriminação em nossa sociedade e tem sido usado para oprimir e fomentar injustiças. A pequena diferença entre os traços característicos da espécie humana é determinada por um número muito reduzido de genes, que constituem uma pequeníssima parcela do genoma humano.

Portanto, a raça humana é única, não existindo variações genéticas que justifiquem qualquer ato de racismo. O que muda entre os diferentes povos são as maneiras de organização das populações. Percebemos diferenças nos costumes e nas tradições dessas populaçãos, que são transmitidas para as futuras gerações. Essa diversidade entre os hábitos culturais, com base numa convivência e tradição comuns, caracterizam a identidade de um povo.
 
Disponível em: <http://www.nota10.com.br/artigo-detalhe/_A-raca-humana-e-unica>. Acesso em 16 set. 2011.

0 comentários:

Postar um comentário